JAMES ANDERSON

JAMES ANDERSON.

As constituições dos Francos-Maçons, Contendo a História, as Obrigações, Regulamentos, para o uso das lojas, tornaram-se conhecidas sob o nome de
" Constituições de Anderson ".
Anderson foi seu redator, desencumbindo-se do trabalho que lhe fora confiado pelo Grão Mestre George Payne. Ali está a história da maçonaria, até os princípios do século XVIII na Inglaterra. Contém as Obrigações, os Regulamentos Gerais, seguidos pelas Lojas ( É o que se espera nos dias de hoje ).
Foram publicadas no dia 24 de Junho de 1723, é o único documento escrito, assim penso, da Maçonaria Moderna. Algumas edições seguiram a primeira publicação : 1738; 1756; 1767; 1784; 1819 e 1827. As ... Leia mais...

Alquimia do Grau Três

03 de Fevereiro 2017

A ALQUIMIA DO GRAU 3

Em nossa Maçonaria temos por base de estudos nossos símbolos e alegorias que podem ser interpretados por diferentes maneiras, após passarmos para o Grau de Mestre Maçom, ou seja, no grau da plenitude maçônica podemos ver que a tradição dos símbolos é, também, uma ciência viva. 

Ela permite, a aquele que a possui, ad... Leia mais...

Maçonaria Universal

03 de Fevereiro 2017

MAÇONARIA UNIVERSAL. TEMÁTICA RITUALÍSTICA

A Maçonaria é uma Ordem Iniciática mundial. É apresentada como uma comunidade fraternal hierarquizada, constituída de homens que se consideram e se tratam como irmãos, livremente aceitos pelo voto e unidos em pequenos grupos, denominados Lojas ou Oficinas, para cumprirem missão a serviço de um ideal. Não é religião com teologia, mas adota templos onde desenvolve conjunto variável de cerimônias, que se assemelha a um culto, dando feições a diferentes ritos. Esses visam despertar no Maçom o desejo de penetrar no significado profundo dos símbolos e das alegorias, de modo que os pensamentos velados neles contidos, sejam decifrados e elaborados. Fomenta sentimentos de tolerância, de caridade e de amor fraterno. Como associação priva... Leia mais...

Constituição de James Anderson

 

Terça Faira, 17 de Janeiro 2017

A Constituição de Anderson

A Constituição de Anderson é considerada como o "farol" que guia toda a actividade da Maçonaria regular. Pese embora ter sido escrita há quase 300 anos, a sua influência mantém-se.
Leia mais...

O Siguinificado dos Cinco Pontos d Perfeição

O SIGNIFICADO DOS CINCO PONTOS DA PERFEIÇÃO.

Mão com mão, pé com pé, joelho com joelho, peito com peito tudo do lado direito e finalmente à mão esquerda sobre o ombro direito nas costas.

Mackey escreveu que “a maçonaria é um sistema de moralidade desenvolvido e revelado pela ciência do simbolismo”. Na maçonaria o simbolismo são os três primeiros graus da escada de Jacó, aonde entramos como aprendizes maçom e evoluímos até chegarmos a mestre maçom.

O Simbolismo transforma os fenômenos visíveis em uma ideia, e a ideia em imagem, mas de tal forma que a ideia continua a agir na imagem, e permanece, contudo, inacessível; e mesmo se for expressa em todas as línguas, ela permanece inexprimível.

Ent&at... Leia mais...

As 07 Artes Liberais

Treça Feira 10 de Janeiro 2017

Leia mais...