LOJA MAÇÔNICA A∴R∴L∴S CAVALEIROS DA UNIÃO

Loja Maçônica A∴R∴L∴S Cavaleiros da União - Patrocínio MG.

Federada ao GOB Grande Oriente do Brasil, Jurisdicionada ao GOB-MG Grande Oriente do Brasil de Minas Gerais.
A ARLS Cavaleiros da União, nº 4756, do Oriente de Patrocínio, realiza Sessões de Regularização
No dia 10 de dezembro, foram realizadas as Sessões de Regularização da ARLS Cavaleiros da União, nº 4756, do Oriente de Patrocínio: Regularização dos Obreiros, Sagração do Templo e Sagração do Estandarte da Loja, de forma Justa e Perfeita, para Honra e Glória do Grande Arquiteto do Universo.

A Oficina contou com a presença do Poderoso Irmão Luismar Alves de Oliveira – Deputado Federal e 2º Vice Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil, e a comiss&... Leia mais...

POR ENTRE OS PILARES

O QUINTO PORTAL - OS OITO PORTAIS DO CAMINHO


No meio da tarde, depois de procurar por quase todo o mosteiro, fui encontrar o Velho, como carinhosamente chamávamos o monge mais antigo da Ordem, no refeitório. Ele se entretinha com um pedaço de bolo de aveia e uma caneca de café enquanto conversava com o cozinheiro. Ambos eram homens bem-humorados e cheios de histórias interessantes para contar.

Quando me viu fez um aceno para eu me sentar com eles. Raimundo, um brasileiro natural do Ceará, tinha percorrido o mundo a bordo de um navio mercante até sossegar, há tempos, na cozinha do mosteiro, localizado nas montanhas dos Pirineus. Ele era muito querido por todos na Ordem, seja pela sua simpatia, seja pelos dotes culinário... Leia mais...

O QUE É A FRANCO-MAÇONARIA?

 O QUE É A FRANCO-MAÇONARIA

A Franco-Maçonaria é uma das mais antigas fraternidades seculares. Este folheto tem a finalidade de explicar a Franco-Maçonaria tal como ela é praticada sob os auspícios da Grande Loja Unida da Inglaterra, que administra as Lojas de franco-maçom na Inglaterra e no País de Gales, e em muitos outros lugares de além-mar. As explicações seguintes podem vir a corrigir alguns mal-entendidos. A Franco-Maçonaria é uma sociedade que reúne homens preocupados com... Leia mais...

SUPREMO CONSELHO ADONHIRAMITA DO BRASIL

O RITO ADONHIRAMITA

Rito Maçônico é um conjunto de regras, ditames e orientações litúrgicas que mistificam os trabalhos maçônicos e lhes dão forma e elegância e cada Rito tem suas peculiaridades que o diferenciam e o identificam, sem se contrapor aos princípios maçônicos universais. Vários são os Ritos existentes na Maçonaria Universal, que se diferenciam pela maneira como organizam e empregam as normas litúrgicas nos trabalhos maçônicos.

No Brasil, sete Ritos são os reconhecidos e praticados pelo G∴O∴B∴ O Adonhiramita, o Escocês Antigo e Aceito, Francês ou Moderno, Emulação ou York, Schröder , Brasileiro e o Escocês Retificado.Os Ritos atuais são frutos da evolução e do aperfeiçoamento de alguns Ritos praticados pela Maçonaria Operativa, ... Leia mais...

EU SOU MAÇOM

Certa vez um velho Maçom estava indo para o interior em seu carro, para visitar uma tia doente. A viagem estava tranquila até que no cair da noite seu carro teve problemas mecânicos . O velho Maçom abriu o capô´ mas nada pode fazer, ao sacar o celular notou que estava sem sinal de rede.

Quase sem saber o que fazer surge um farol ao fundo na estrada, para o seu alívio.

Aparece um senhor, vestimenta humilde e rústica . E se dispôs a ajudar o velho Maçom.

O Anfitrião o rebocou o carro do Maçom e o levou até sua casa.

Chegando la preparou o Jantar e deu de comer e beber ao velho Maçom. Beberam um vinho e conversaram até tarde. O indicou para que tomasse um banho e depois lhe mostrou o quarto para descansar e dormir.

No dia seguinte ao acordar, o velho maçom encontra o café da manhã na mesa. Então sentou-se fez ... Leia mais...

A UTILIZAÇÃO DO INCENSO NO TEMPLO MAÇÔNICO

É comum verificarmos a utilização dos incensos tanto pela maçonaria como pelas principais religiões, Católicos, Ortodoxos, Budistas e etc.

A fumaça do incenso tem como representação a elevação de nossos pensamentos ao criador, em contrapartida o aroma serve para a limpeza do ambiente.

Abaixo segue os incensos que são utilizados em Lojas maçônicas e seus significados:

*Alfazema:* Conhecida dos gregos e romanos proporciona relaxamento profundo. Evita stress e nervosismo.

*Benjoim:* Atraem energias positivas e combate as forças negativas. Purifica o ambiente e tem capacidade de colocar as coisas em movimento.

*Mirra:* Eficaz para afastar o mal e quebrar encantos em rituais de magia. Popularmente usado para proteção energética, estimula a intuição.

*Olíbano:* Conhecido como “inc... Leia mais...

SANTOS PADROEIROS DA MAÇONARIA:

SEU SIMBOLISMO E SUA RELAÇÃO COM AS RELIGIÕES

Nos antigos “collegia fabrorum” romanos, cada corporação de construtores tinha seu deus ou deuses protetores, como era o caso de Jânus, o maior protetor das corporações de artífices. Seus adeptos celebravam anualmente as festas solsticiais de verão e inverno.
Logo no início do Cristianismo, as associações monásticas, guildas ou confrarias de pedreiros, consideradas como precursoras da Maçonaria Operativa, que estavam vinculadas às obrigações religiosas, passaram a adotar os santos católicos como seus protetores, padroeiro, patronos, os quais alguns eram sucessores dos deuses anteriores e não passavam de antigos deuses transformados ou adaptados em santos cristãos e outros santos criados pela própria Igreja entre os quais se destacam alguns já conheci... Leia mais...

ACÁCIA SÍMBOLO DA IMORTALIDADE

A Crença da imortalidade da alma tem sido considerada sempre como um dos dogmas mais fundamentais da Maçonaria. Os filósofos antigos não concebiam que poderia transformar-se a alma, quinto elemento segundo os índios e os Egípcios, e declararam-na imortal.

Em certo grau da Maçonaria, a imortalidade se simboliza por um ramo de Acácia. A Acácia é uma planta consagrada como símbolo das cerimônias espirituais. Alguns a confundem erroneamente com a cássia. Este erro tem sido cometido até por escritores ilustres.

A Acácia, na antiguidade, era estimada como árvore sagrada. Crescia abundantemente nas cercanias de Jerusalém, onde se encontra até hoje, sendo muito comum e conhecida. O mundo moderno a usa para fazer a goma arábica. Da Acácia, Moisés ordenou que se fizesse o Tabernáculo, a Arca da Aliança e os demais a... Leia mais...

CONSTITUIÇÃO DE JAMES

Terça Faira, 17 de Janeiro 2017

A Constituição de Anderson

A Constituição de Anderson é considerada como o "farol" que guia toda a actividade da Maçonaria regular. Pese embora ter sido escrita há quase 300 anos, a sua influência mantém-se.
Leia mais...

A Corda de 81 Nós. O que significa, e por que 81 Nós?

Tradicionalmente, na Maçonaria, os operativos empregavam cordas com nós amarrados a distâncias iguais, para efetuar medições das distâncias no canteiro de obras e esquadrejar grandes ângulos. Isso lhes permitia traçar os planos de construção das obras que realizavam por encomenda dos poderosos e, principalmente, da Igreja Católica.

O método é utilizado até os dias atuais por mestres de obra, quando precisam achar o esquadro da fundação de uma obra.

As catedrais antigas eram orientadas de modo que seus eixos ficassem no sentido Oriente-Ocidente e os mestres de obras dominavam as regras da astronomia que lhes permitiam determinar com exatidão a orientação deste eixo. Uma estaca era fincada no... Leia mais...