Foto: Reprodução.
Um voo da Latam partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite de quinta-feira (22/2), com destino a Joanesburgo, na África do Sul, teve que retornar às pressas ao aeroporto de origem após o piloto emitir um chamado de emergência “mayday”.
A expressão “mayday” é padrão na aviação para indicar que uma aeronave está em uma situação de perigo iminente e precisa de assistência.
Um vídeo registrou o momento em que o piloto do voo LA8058 comunica a situação à torre de controle do Aeroporto de Guarulhos.
Após receber autorização para realizar um pouso de emergência, o comandante questiona os controladores sobre a presença de sinais de fumaça na aeronave: “Gostaria de confirmar se a torre visualiza algum sinal de fumaça”.
Um funcionário responde: “Nenhum sinal de fumaça, mas os bombeiros estão a caminho”. Em seguida, ele acrescenta: “Recebemos um relato de fogo no pneu direito”.
Em comunicado, a Latam informou que o voo decolou às 18h03, mas retornou ao aeroporto de origem devido a “questões técnicas”. A empresa substituiu a aeronave e realocou os passageiros em um novo voo, que decolou no mesmo dia às 22h.
“A Latam lamenta os inconvenientes causados e prestou a assistência necessária aos passageiros. A empresa adota todas as medidas técnicas e operacionais de segurança para garantir uma viagem segura a todos os passageiros”, conclui o comunicado.
Com informações do Metrópoles.