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Áudio da caixa-preta do avião da Voepass revela pergunta do copiloto sobre ‘dar potência’; veja os detalhes

Na última sexta-feira (9/8), ocorreu um acidente trágico envolvendo um ATR 72-500 operado pela Voepass, antiga Passaredo. A queda provocou a morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo os quatro tripulantes.

O laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção e Acidentes (Cenipa), vinculado à Força Aérea, realizou a transcrição de cerca de duas horas de áudio da caixa-preta. Esta análise preliminar indica que a aeronave perdeu altitude de forma repentina e, apenas com a análise do áudio, ainda não é possível determinar a causa do acidente.

Perda de Altitude do ATR 72-500

A transcrição do áudio revela que, ao perceber a perda de sustentação do avião, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva rapidamente questionou o piloto sobre o ocorrido. Ele mencionou a necessidade de “dar potência” para tentar estabilizar a aeronave e evitar a queda. Infelizmente, essas tentativas não foram bem-sucedidas.

  • O copiloto percebeu a perda de sustentação.
  • Humberto de Campos Alencar e Silva tentou aumentar a potência.
  • Cerca de um minuto depois, aconteceu a colisão com o solo.

Durante este período crítico, a tripulação tentou reagir prontamente. A gravação termina com gritos e um estrondo, resultado do impacto do avião.

O Que Sabemos Sobre a Causa do Acidente?

O ATR 72-500 possui hélices próximas à cabine de comando, o que gerou muito barulho na cabine, dificultando a decifração dos diálogos gravados, segundo os investigadores. Ainda assim, nesta análise preliminar, o Cenipa não identificou sons de alertas que poderiam orientar a investigação, como alarmes de fogo, falha elétrica ou pane no motor.

confirmação da causa do acidente dependerá da análise completa das caixas-pretas e da combinação de todas essas informações. O relatório preliminar deve ser concluído em 30 dias, período no qual os investigadores esperançosamente desvendarão o “contexto” nebuloso dessa tragédia.

  • Os hélices próximos à cabine geraram muito barulho.
  • Não foram identificados sons de alertas significativos.
  • A análise completa deve ser feita em 30 dias.

Apoio Internacional na Investigação

Especialistas da ATR, fabricante do avião, e da Pratt & Whitney, fabricante do motor, estiveram presentes no Cenipa em Brasília para colaborar com a investigação. Também participaram representantes da BEA e da TSB, órgãos responsáveis pela segurança de voos na França e Canadá, respectivamente.

Essa cooperação internacional é fruto de acordos que prevêem a colaboração entre engenheiros e especialistas sempre que ocorrem acidentes aéreos graves, como o desta semana. A parceria e o conhecimento aprofundado dessas equipes são essenciais para desvendar o que realmente aconteceu com o voo operado pela Voepass.

Os especialistas ainda afirmam que a hipótese de formação de gelo nas asas não foi suficiente para ocasionar a queda da aeronave. Este dado reforça a necessidade de uma investigação detalhada e meticulosa.

  • Engenheiros da ATR e Pratt & Whitney estão envolvidos.
  • Representantes da BEA e TSB colaboram com o Cenipa.
  • Cooperação internacional é essencial para a investigação.

 

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